terça-feira, 27 de agosto de 2013

O BRINCAR E OS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

" É PRECISO BRINCAR , E  MUITO " ...
 
De acordo com o pensamento de Piaget (1996) , as crianças só são livres quando brincam entre si , ocasião em que criam e desenvolvem a sua autonomia , sendo outra criança o melhor brinquedo didático que elas podem  explorar . Acrescenta-se  essa  premissa ,Vygostsky (2003) que diz :  o brincar também funciona como agente de socialização , um balizador das relações humanas .
 
O brincar requer imaginação ,criatividade ,apropriação de normas de comportamento e de vida em grupo . Brincar não é um ato natural é uma aprendizagem cultural  e cabe ao educador conhecer as fases que caracterizam a evolução cognitiva e afetiva das crianças em relação ao brincar .
 
(...) Brincar em espaços externos e em contato com a natureza , com tempo , liberdade e na companhia de outras crianças ,oferece  estímulos constantes variados , desenvolvendo a coordenação motora , a imaginação ,a inteligência e a criatividade . E colabora para a socialização da criança , que troca experiência ,cria vínculos com outras crianças e com adultos , aprendendo a ser solidária e a respeitar as diferenças . Tantos espaços externos e internos , o importante é que as crianças se sintam livres para fazer suas escolhas e brinquem de forma espontânea . Marilena Flores Martins -Presidente da IPA Brasil -Associação Brasileira pelo Direito de Brincar.
 










 
Brincar é relacionar-se com o mundo !
 
Bye ,bye !!!
Coordenadora Ingrid Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário