quarta-feira, 11 de setembro de 2013

REUNIÃO PEDAGÓGICA

Olá pessoal !
 Aconteceu no dia 10/09 , nossa 3ª Reunião Pedagógica conforme calendário escolar vigente . Reuniram-se o administrativo , professoras e recreadoras  para uma roda de conversa pra lá de interessante , a temática abordada foi O valor das interações sociais  voltado para as práticas relacionais do Ceinf . Iniciamos nosso encontro com uma acolhida bem animada ao som do palavra cantada clip ciranda dos bichos  , do dvd Pauleco e Sandreca seguindo de uma dinâmica com Heloísa Pietro "Jogo da Parlenda ",tudo ficou divertido e interessante.
O texto em estudo ressalta a importância das relações sociais no dia a dia  e para o desenvolvimento social .
Já Vygotsky diz que as interações sociais são as alavancas do processo educativo. Segundo ele, é essencial a turma travar contato com o maior número de pessoas, adultos e crianças, inclusive os colegas, numa relação de ajuda mútua. Ao professor cabe o papel de ampliar o conhecimento, mas sempre partindo do que cada criança já sabe, com base em suas experiências prévias dentro e fora da escola. Escreveu Vygotsky: "Tanto quem ensina como quem recebe a informação aprende, pois, ao ensinar, o parceiro mais experiente reorganiza seu conhecimento e assim sabe cada vez mais".
César Cool( Universidade de Barcelona ) afirma que o desenvolvimento  das influências positivas na relação entre a criança e a escola está relacionada a construção colaborativa do conhecimento . Para ele a  aprendizagem se dá no auge do conflito de ideias onde se busca soluções que surgem hipóteses individuais para as  coletivo.
Lev Vygotsky (1896-1934). "É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas".
O texto de fácil entendimento  contribuiu  para  uma aprendizagem significativa pois foi enriquecido por atividades individuais de prática de escrita , álem  das encenações dos trabalhos grupos que ressaltaram alguns contextos sociais tias como : inclusão ,colegas de trabalho , criança x criança , adulto x criança , adulto x família .
Espero que tenham curtido , até a próxima postagem .

Ingrid Silva
Acolhida com Palavra Cantada





Até nossa diretora entrou na brincadeira

Etudar é necessário...


 

Lembrança da Reunião Pedagógica

 Grupos se interagindo com trocas de ideias






Nenhum comentário:

Postar um comentário