quinta-feira, 3 de outubro de 2013

OS BEBÊS E SUAS ARTES.... TRABALHANDO A LINGUAGEM PLÁSTICA NO BERÇÁRIO


 
 
“Quem quer brincar com tinta? Essa foi a pergunta que fiz, assim que os bebês terminaram de lanchar.  Abri o armário e retirei uma caixa grande cheia de materiais: tintas, pincéis, rolinhos, esponjas... Notei que os bebês me observavam de longe, atentos a cada movimento que eu realizava. O Octávio ao perceber um rolinho que havia caído no chão, rapidamente correu para pegá-lo dizendo “tá”, apontando para a tinta.   Aos poucos os outros bebês foram se aproximando e eu pude sentir nos seus olhares a sensação de descoberta, o desejo de explorar, a vontade de criar...”
 
(Trecho retirado do caderno de registro da Professora Mara)
 

 
O trabalho com Artes Visuais na Educação Infantil é de suma importância e deve ser iniciado desde os primeiros anos de idade da criança. Para Maria Cristina Rau, autora do livro "Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem", a linguagem da Arte é "[...] uma das formas de expressão humana mais antiga a qual se tem conhecimento [...] Neste sentido, abordar esse conhecimento na educação infantil estimula a cognição, a sensibilidade e a cultura" (2011, p.247) .
Em nossa instituição, procuramos organizar vários momentos onde os bebês possam ter acesso à tintas caseiras, rasgaduras de papéis com diferentes texturas, exploração de melecas, entre outras possibilidades de deixar marcas, visando a exploração por parte dos pequenos. Assim, enquanto professores, procuramos organizar um espaço estimulador, buscando garantir um ambiente repleto de cores e possibilidades de criação.
"O educador pode organizar um espaço na própria sala para a arte, organizando recursos adequados que conduzam ao trabalho com as cores, linhas, pontos, formas, harmonia, texturas, diferentes temas e estilos. Entre esses recursos podem estar tintas, pincéis, papel, esponjas, velas, rolhas, carvão, lápis preto, grafite ou pastel, canetas hidrográficas e esferográficas, giz de cera e, para o quadro de giz, barbante, lãs, linhas, lixas, tecidos, areia. Também são úteis materiais como sucatas, as quais podem ser constituídas por produtos industrializados ou naturais [...]" (RAU, 2011, p. 247).
Reservar momentos na rotina diária para o trabalho com a linguagem plástica tem sido um grande prazer para todas nós que percebemos o quanto os bebês apreciam esses momentos. As fotos a seguir mostram um pouco das explorações realizadas pelos pequenos do berçário IB. Vamos conferir?
 
PINTURA COM TINTA GUACHE NO PAPEL CRAFT




DESENHO COLETIVO COM CANETA HIDROCOR NO PAPEL CRAFT E SULFITE A3
 

 
EXPLORANDO DIFERENTES POSIÇÕES PARA DESENHAR: DEITADO,
SENTADO, EM PÉ...
 

 
 DESENHO COM GIZ DE QUADRO NO COLORSET PRETO
 


 
 DESENHANDO NO CHÃO COM GIZ DE QUADRO
 
 
 PINTURA  EM MOVIMENTO:
Técnica: mergulhar as bolinhas de gude  na tinta guache e depois colocá-las dentro de uma caixa com papel sulfite no fundo. Pedir às crianças para balançarem a caixa, fazendo as bolinhas se movimentarem e marcarem o papel.
 

 
PINTURA ESTICADA
Técnica: em uma caixa ou pote aberto (com papel sulfite no fundo), colocar elásticos e pedir que os bebês molhem o pincel na cola colorida e pintem os elásticos. Em seguida, pedir para que estiquem o elástico e soltem, fazendo a tinta se espalhar e repingar no papel.
 
 
 PINTURA COM GIZ DE CERA E SECADOR
 


 
 PINTURA COM BALÕES E TINTA CASEIRA
 
 PINTURA COM TINTA GUACHE, ROLINHOS E PINCÉIS






 
PINTURA SURPRESA:
Técnica: colocar bolinhas de gude em uma caixa com uma folha de papel sulfite ao fundo e solicitar que os bebês mexam a caixa fechada, abrindo em seguida para ver o que formou.


 
 PINTURA CORPORAL COM MELECA DE SAGU E ANILINA
 



 
 PINTURA COM TINTA DE TRIGO NO PAPEL CRAFT


 
ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!
Professoras Mara, Cida, Helga e Nati - Berçário IB

7 comentários: