domingo, 6 de outubro de 2013

LEITORES AO VENTO.... a leitura no quintal!

O TRABALHO COM LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO

CRECHE II A

 
 
O trabalho com  leitura e contação de história é realizado diariamente com as crianças de 3 a 4 anos de idade, matriculadas no creche IIA.  Assim, procuramos trazer novidades que permitam aos pequenos apreciarem cada vez mais  estes momentos, visando a formação do futuro leitor. Para Tacyana Karla Ramos (2012):
"A participação em situações comunicativas e expressivas fornece à criança o desenvolvimento de suas capacidades linguísticas. A leitura de textos escritos, a contação de histórias e a condução de relatos pelo professor se tornam interessantes vias de acesso ao repertório que é próprio da oralidade, ao contato com diferentes gêneros e portadores textuais, à riqueza advinda dos elementos da narrativa, ao gosto pela literatura e ao desenvolvimento de comportamentos leitores" (p. 97).
 
Desta forma, as crianças são tomadas pela magia dos livros. Passear em castelos, conhecer princesas e príncipes, lutar com dragões, temer uma bruxa má..., este é o poder da leitura na imaginação das crianças, além de permitir que elas conheçam novas culturas, ampliem seu vocabulário... despertando a imaginação e o encantamento.

Nesta trilha de proposições, procuramos garantir momentos diários de leitura e/ou contação de histórias, trazendo livros de pano, impressos, em 3D, musicais, entre outros. Faz parte do  repertório também, os aventais e fantoches de contação de história, materiais estes muito apreciados pelas crianças.
Como sugestão para um trabalho diferente, propomos a leitura no quintal. Primeiro escolhemos um local aberto, bem agradável e nele colocamos diversos varais, com livros pendurados. Acrescentamos alguns colchonetes e tapetes para o espaço ficar mais aconchegante para os pequenos leitores. Em seguida, reunimos o grupo para ler, contar e apreciar as obras literárias.
Vamos conferir as fotos deste momento especial preparado para as crianças do Creche IIA:
 












 
Até a próxima postagem!
Professoras Mara e Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário