domingo, 7 de setembro de 2014

O Tempo , o Espaço Pedagógico e o Registro I

A maneira como os professores organizam os espaços , a forma como falam e dirigem-se às crianças e o que eles vivenciam na instituição e nas salas são  indicadores das suas concepções sobre criança, aprendizagem e sobre o que significa educá-las .

Os ambientes físicos da instituição de educação infantil devem refletir uma concepção de educação e cuidado respeitosa das necessidades de desenvolvimento das crianças ,em todos seus aspectos: físico, afetivo, cognitivo , criativo .




























Como diz Madalena Freire , “ o espaço  é um  retrato  da relação pedagógica porque registra ,concretamente ,através da sua arrumação( dos móveis ...) e  organização (dos materiais...)  a maneira como esta relação é vivida . Ele pode contar as inúmeras experiências vividas dentro da sala de aula , mas somente o fará se suas paredes não estiverem nuas ou decoradas (alienadamente) pelo professor com as figuras da Mônica ou do Pato Donald. Mas, para implementar os espaços é preciso identificar que espaços físicos a instituição dispõe ,planejar seu uso ,selecionar e organizar os brinquedos e materiais .




















ATÉ UMA PRÓXIMA !!!
Ingrid Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário