A
maneira como os professores organizam os espaços , a forma como falam e
dirigem-se às crianças e o que eles vivenciam na instituição e nas salas
são indicadores das suas concepções
sobre criança, aprendizagem e sobre o que significa educá-las .
Os
ambientes físicos da instituição de educação infantil devem refletir uma
concepção de educação e cuidado respeitosa das necessidades de desenvolvimento
das crianças ,em todos seus aspectos: físico, afetivo, cognitivo , criativo .
Como
diz Madalena Freire , “ o espaço é
um retrato da relação pedagógica porque registra
,concretamente ,através da sua arrumação( dos móveis ...) e organização (dos materiais...) a maneira como esta relação é vivida . Ele
pode contar as inúmeras experiências vividas dentro da sala de aula , mas
somente o fará se suas paredes não estiverem nuas ou decoradas (alienadamente)
pelo professor com as figuras da Mônica ou do Pato Donald. Mas, para
implementar os espaços é preciso identificar que espaços físicos a instituição
dispõe ,planejar seu uso ,selecionar e organizar os brinquedos e materiais .
ATÉ UMA PRÓXIMA !!!
Ingrid Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário