POESIA :
Pessoas são Diferentes
Ruth Rocha
São
duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...
Uma
anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.
A outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.
Uma
gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.
A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.
Não
queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!
O PRESENTE PROJETO PEDAGÓGICO TEM POR INTERESSE
PROMOVER A INTEGRAÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS DA INSTITUIÇÃO : CEINF “JARDIM
CARIOCA” NO CONTEXTO DA IGUALDADE
SEGUNDO CONSTITUIÇÃO QUE PREVÊ O
PLENO DESENVOLVIMENTO DOS CIDADÃOS ,SEM PRECONCEITO DE ORIGEM, RAÇA,COR,IDADES
E QUAISQUER OUTRAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO ;GARANTINDO O DIREITO À ESCOLA
PARA TODOS ; E COLOCANDO COMO PRINCÍPIO PARA A EDUCAÇÃO O “ ACESSO AOS NÍVEIS
MAIS ELEVADOS DO ENSINO ,DA PESQUISA E DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA ,SEGUNDO A
CAPACIDADE DE CADA UM “, E SEGUNDO O
ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (ECA) FICA GARANTIDO O DIREITO À
IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA O ACESSO E A
PERMANÊNCIA NA ESCOLA (...)
ENTENDE-SE POR INCLUSÃO PROPICIAR A AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS
COM NECESSIDADES ESPECIAIS ÀS CLASSES
COMUNS,PROPICIANDO AOS PROFESSORES SUPORTE TÉCNICO ; PERCEBER QUE AS CRIANÇAS
APRENDEM JUNTAS ,EMBORA TENDO OBJETIVOS E PROCESSOS DIFERENTES ; LEVAR OS
PROFESSORES A ESTABELECER FORMAS CRIATIVAS DE ATUAÇÃO COM AS CRIANÇAS
PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS E OUTRAS, NÃO CONSIDERANDO COM INCLUSÃO:
IGNORAR AS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DA CRIANÇA ,FAZENDO-A SEGUIR UM PROCESSO
ÚNICO DE DESENVOLVIMENTO AO MESMO TEMPO E PARA TODAS AS IDADES.
BUSCAREMOS
NESTE PROJETO DESTACAR O PROCESSO INCLUSIVO SIGNIFICATIVO QUE FAVOREÇA A
AMPLIAÇÃO DE APRENDIZAGENS ENVOLVENDO TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, NUM MOVIMENTO
DE REFLEXÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS,VISANDO POSSÍVEIS CONSCIENTIZAÇÕES EM TORNO
DO PROCESSO DE SE EDUCAR UM FILHO PARA ATUAR NUMA SOCIEDADE INCLUSIVA . O
BRINCAR SERÁ UMA DAS ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITARÃO A APROXIMAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS
,CONSTITUINDO-SE EM ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DE CULTURA NO QUAL AS INTERAÇÕES ENTRE
AS CRIANÇAS DESEMPENHARÃO UM PAPEL FUNDAMENTAL .
OBJETIVOS GERAIS
*VALORIZAR A DIVERSIDADE COMO ELEMENTO ENRIQUECEDOR DO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL;
*INCENTIVAR ATITUDES SOLIDÁRIAS E COOPERATIVAS ENTRE AS
CRIANÇAS E OS DEMAIS MEMBROS DA COMUNIDADE;
*CONSTRUIR IDENTIDADES RACIAIS, DE GÊNERO E DEFICIÊNCIA POSITIVAS
;
*ESTIMULAR O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
*PERCEBER-SE COMO DIFERENTE DO OUTRO ,RESPEITANDO A SI E AOS OUTROS EM
SUAS SINGULARIDADES ;
*RESPEITAR AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UM ;
*CONSTRUIR NOÇÕES CORPORAIS
;
*PROMOVER
ATITUDES DIÁRIAS DE RESPEITO
,AMOR ,CUIDADO DE SI E DO OUTRO ,ACEITAÇÃO ,COMPANHEIRISMO ,
CIDADANIA .
HINO NACIONAL EM LIBRAS PROFª MARIA SOLANGE -INTERPRETE
PROFESSORAS : ERIKA ,MARA,ANGELITA,MARIA SOLANGE
PROFª LUCIANA ALMEIDA NO CONTEXTO AFRO -BRASILEIRO
VÍDEO SOBRE AS DIFERENÇAS EM LIBRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário