Educação Infantil para crianças surdas
Por :Maria Solange Irala dos Santos
Pedagoga
- Especialização em Educação Especial, Interprete, Guia interprete (surdocego),
e Instrutora mediadora na Educação Infantil.
Acompanha a criança surda Ykaro - 2 anos de idade.
A
Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um sistema lingüístico de natureza visual-motora,
com gramática própria que foi reconhecida no Mato Grosso do Sul através da Lei
nº1.693, de 12/09/1996 e no Brasil, dia 24 de abril de 2002, pela Lei 10.436.
A
LIBRAS é uma língua completa, com estrutura independente da Língua Portuguesa
Oral ou Escrita, possibilitando o desenvolvimento cognitivo do indivíduo Surdo,
favorecendo seu acesso a conceitos e conhecimentos que se fazem necessários
para sua interação com o outro e o meio em que se vive.
Por
isso a educação de crianças ate 6 anos em creches e pré-escolas tem sido vista,
cada vez mais, como um investimento necessário para o desenvolvimento infantil
desde os primeiros meses ate a idade de ingresso na escolarização obrigatório.
Portanto
no contexto lingüístico em que a criança surda esta inserida poderá ser
determinante no seu processo de aquisição da linguagem, pois mesmo
apresentando condições internas de
adquirir a linguagem de forma natural e normal, como as crianças ouvintes, a
possibilidade de atraso lingüístico e / ou seqüelas devido a falta de input em
uma língua a qual a criança tenha acesso completo o mais cedo possível.
Informação e estudos referentes ao processo de aquisição normal da língua de
sinais necessitam ser compartilhadas com os pais, que muitas vezes desconhecem
essa possibilidade e deixam de entender e de serem entendidos pelos filhos por
longo tempo.
Tendo
em vista que as crianças surdas são, em grande maioria, filhas de pais ouvintes
e que os programas de atendimento precoce a criança e a família continuam muito
insatisfatórios, elas chegam a escola com um desenvolvimento incipiente da
linguagem e sem domínio de uma língua. E comum que só então iniciem a aquisição
da língua de sinais naturalmente se as experiências educacionais o permitirem.
Referências
Bibliográficas:
QUADROS, Ronice Muller , Artimed 2011.
LACERDA, Cristina B. F. , Mediação 2009.
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