sábado, 9 de novembro de 2013

LIBRAS

Educação Infantil para crianças surdas

                                                                                                        
 Por :Maria Solange Irala dos Santos
                              
Pedagoga - Especialização em Educação Especial, Interprete, Guia interprete (surdocego), e Instrutora mediadora na Educação Infantil.

Acompanha a criança surda  Ykaro - 2 anos de idade.



A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um sistema lingüístico de natureza visual-motora, com gramática própria que foi reconhecida no Mato Grosso do Sul através da Lei nº1.693, de 12/09/1996 e no Brasil, dia 24 de abril de 2002, pela Lei 10.436.
A LIBRAS é uma língua completa, com estrutura independente da Língua Portuguesa Oral ou Escrita, possibilitando o desenvolvimento cognitivo do indivíduo Surdo, favorecendo seu acesso a conceitos e conhecimentos que se fazem necessários para sua interação com o outro e o meio em que se vive.
Por isso a educação de crianças ate 6 anos em creches e pré-escolas tem sido vista, cada vez mais, como um investimento necessário para o desenvolvimento infantil desde os primeiros meses ate a idade de ingresso na escolarização obrigatório.
Portanto no contexto lingüístico em que a criança surda esta inserida poderá ser determinante no seu processo de aquisição da linguagem, pois mesmo apresentando  condições internas de adquirir a linguagem de forma natural e normal, como as crianças ouvintes, a possibilidade de atraso lingüístico e / ou seqüelas devido a falta de input em uma língua a qual a criança tenha acesso completo o mais cedo possível. Informação e estudos referentes ao processo de aquisição normal da língua de sinais necessitam ser compartilhadas com os pais, que muitas vezes desconhecem essa possibilidade e deixam de entender e de serem entendidos pelos filhos por longo tempo.
Tendo em vista que as crianças surdas são, em grande maioria, filhas de pais ouvintes e que os programas de atendimento precoce a criança e a família continuam muito insatisfatórios, elas chegam a escola com um desenvolvimento incipiente da linguagem e sem domínio de uma língua. E comum que só então iniciem a aquisição da língua de sinais naturalmente se as experiências educacionais o permitirem.


Referências Bibliográficas:
QUADROS, Ronice Muller , Artimed 2011.
LACERDA, Cristina B. F. , Mediação 2009.





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