terça-feira, 24 de março de 2015

Exploração Corporal no berçário II

EXPLORAÇÃO CORPORAL


Vídeo com as crianças pequenas do berçário II apresenta as possibilidades de expressão corporal por meio de materiais simples presentes no dia a dia . 

São vivências e experiências  que contribuem para um relacionamento adulto/crianca , considerando as intenções comunicativas, a troca de ideia e a fala argumentativa.


Professora :Vanessa 
Recreadoras: Jessica,Tiellen, Josiane.
Vídeo 1










sábado, 21 de março de 2015

Proposta Pedagógica

No dia 20 de fevereiro de 2015 aconteceu conforme calendário escolar nossa reunião afim de discutirmos sobre a proposta pedagógica do Ceinf Jardim Carioca para este ano. Reuniram-se professores ,recreadores,cozinheiras ,auxiliares de serviços diversos gerais ,direção ,coordenação e pais . 
Iniciamos a fase 3, encaminhando  análise da proposições levantadas pelos pequenos grupos .O encontro foi lucrativo garantindo um passo a frente da reconstrução da proposta.  

1. O que é o Projeto Pedagógico?

. O Projeto Pedagógico de uma instituição é o instrumento que vai orientar e servir de referência para a garantia de um currículo com a qualidade desejável. A sua elaboração será um processo que, necessariamente, levará  o Ceinf a  ter clareza de seus princípios, finalidades e objetivos. Nesse processo, é importante fazer a opção por um referencial teórico que leve em conta o contexto político, econômico e cultural em que a escola está inserida. O Projeto Pedagógico será, assim, um documento definidor dos princípios orientadores .



















Equipe Pedagógica 2015

ADAPTAÇÃO

Como a adaptação acontece na Educação Infantil ?



No Ceinf ,os principais períodos de adaptação da crianca, da família e do educador ocorrem quando a crianca entra na educação infantil ,quando muda de turma e quando ela sai da instituição .A crianca passa a conviver com um grande número de adultos e crianças,em um ambiente novo,que lhe geralmente é estranho. Tudo é novo. Mudam as pessoas ,o espaço,os objetos ,a rotina .
Essas novidades podem ser atraentes para a crianca pequena,quando enfrentadas em companhia de um familiar ou de uma pessoa conhecida e querida. Mas quando separada deles, a crianca pode sentir-se sozinha,e as novidades lhe causam medo.Ela pode demostrar isso ficando triste ou quieta demais .
Porém se engana quem acha que só a crianca enfrenta mudanças na entrada da educação infantil. Sua reação pode ser a mais evidente . Mas a família também sofre  nesse processo.As mudanças não ocorrem só na rotina da família ,que tem de encaixar os horários do Ceinf no seu dia -a dia .Muda também a forma de encarar a educação e o cuidado de sua crianca .
A época de adaptação é muito especial .Todos desejam que ela caminhe da melhor forma .Mas para cada crianca e cada família esse processo ocorre de um jeito diferente,em parte, imprevisível .
São muitos os pequenos acontecimentos,mínimos comentários gestos menores que vão influenciando...E tantas vezes eles acontecem ,que nem notamos. Entretanto não dá para negar que as pessoas ficam mais sensíveis neste período .Essa sensibilidade  nos deixa mais atentos a esses pequenos fatos . E justamente essa sensibilidade que pode facilitar ou dificultar as relacões entre as pessoas.
Esta fase inicial,em que crianca ,família e educador,estão se conhecendo,pode durar dias. Por isso ,se diz que a adaptação, de certa forma nunca termina .

Fonte : Livro -Fazeres na Educação Infantil ,Cortez,1998.Paginas -43-47.

Coordenadora Ingrid Silva























Exploração e Linguagem Plástica no berçário

EXPLORANDO TINTAS COMESTÍVEIS



                O berçário II se divertiu muito nesta atividade realizada com tinta natural feita de abóbora. Com a intenção de promover o contato com uma textura diferente os pequenos pintaram no papel, utilizando a esponja macia como recurso.
                No período vespertino, enquanto lanchavam, arrumei a sala com papel cartão pelo chão. Quando retornaram a mesma e viram o papel a primeira ação foi retirá-lo do chão ou sentar em cima dele. Devagar cada um escolheu seu lugar e com as recreadoras próximas- para garantir conforto e segurança-  iniciamos a atividade. Entreguei as esponjas e enquanto uns apertavam outros colocavam na boca ou esfregavam o chão ou o próprio corpo. Assim que inserimos a tinta observamos ações bem distintas, pois algumas crianças manipularam sem reservas e outras demonstraram desconforto (“nojo”), participando, mas fazendo o máximo para não se sujar.
                A exploração durou um tempo razoável e foi muito prazerosa!

                Veja as fotos:


















Até a próxima postagem!
Beijos professora Vanessa BII