domingo, 14 de julho de 2013

Os bebês também curtem festa julina

Quem foi que disse que a turma do berçário não pode participar das comemorações de festa julina? Engana-se quem pensa que os bebês não dão conta de participar das festividades como as crianças maiores. Durante as apresentações, os bebês participaram assistindo as outras crianças e também dançando. Eles brincaram de roda, dançaram em dupla, remexeram, bateram palmas e se divertiram. Foi bom de se ver!
 
Através das fotos expresso aqui um pouco deste momento tão especial para todos.
























Espero que tenham gostado. Até a próxima postagem!
**************** Professora Mara*********************

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Festas e eventos

Nossa equipe é muito animada.Montamos os pares e fizemos uma breve apresentação da quadrilha dos funcionários do Ceinf Jardim Carioca......"Eita gente animada!"





















É claro que tá faltando gente!!!!!




quinta-feira, 11 de julho de 2013

Leitura e Contação de Histórias para bebês

A importância da leitura e contação de histórias para os bebês:
Iniciar os bebês no mundo da leitura é algo que deve ser priorizado nas instituições de Educação Infantil. Os momentos de leitura e contação de história são muito esperados pelos bebês, que observam as gravuras, a entonação de voz do professor e expressam as mais variadas reações ao ouvir as narrativas. 
 
Mesmo sabendo desta necessidade, confesso que nos primeiros dias de aula senti um pouco de dificuldade ao iniciar o trabalho com leitura e contação de história no berçário. Isto porque eles estavam tão interessados em explorar a sala que não conseguiam prestar atenção nas histórias.... queriam olhar no espelho, mexer nas caixas, jogar os brinquedos pelo chão, subir nas motocas... Fiquei bastante frustada, mas não desisti. Passei então a separar em casa os livros com imagens grandes, alguns em 3D, com fantoches, separei livros de pano, outros que emitiam sons e com narrativas mais curtas e coloquei tudo dentro de uma caixa. Também adquiri alguns livros de banho e de capa dura, resistentes e que poderiam ser manuseados pelos bebês.

Montei na sala o cantinho da bebeteca e convidei o grupo a explorar e a medida que eu percebia o envolvimento deles com os livros, começei a explorar a situação e a chamá-los para ouvir histórias. Assim, iniciei fazendo contação, utilizando fantoches, dedoches, bonecos, e até objetos da sala. 
 
Percebi então o encantamento nos olhos do grupo, a curiosidade e a imaginação sendo refletidas nos sorrisos e olhares atentos dos bebês. 

Quando os bebês passaram a acostumar com o momento da história, comecei a fazer leitura também, e não apenas contação, e separei um cronograma para organizar melhor os  momentos de roda de leitura. Em um dia eu faria contação, no outro faria leitura de histórias, em outro momento leitura de imagens, de parlendas, quadrinhas..., além de separar o dia para os bebês explorarem os livros livremente. 
 
Os ambientes para contação de história também foram pensados: as vezes na sala, com almofadas e tapetes, outras vezes na área externa, no gramado ou no pátio. Percebi que os bebês gostam quando utilizamos diferentes recursos, por isso uso fantoches, flanelógrafo, tv de histórias, etc.

Acredito que ao iniciarmos o processo de formação do leitor desde o berçário, estamos oportunizando que este bebê aprenda a ouvir histórias e goste desta atividade. Por isso, a dica é LEITURA E CONTAÇÃO PARA OS BEBÊS DIARIAMENTE.















Bjs e até a próxima postagem!
******************************** Professora Mara ********************************